27 fevereiro 2010

Comportamento Humano


Por mais que tentemos, o comportamento humano ainda se apresenta com regras relativas e quase totalmente confusas ou insatisfatórias.

Por mais que tenhamos um arsenal de testes que demonstrem como será o comportamento humano em determinada situação, nos enganamos. O ser humano não é tão previsível quanto parece.

É claro que não estamos falando de comportamentos banais, esses que a psicologia explica e prevê muito bem. Mas estou falando daquele comportamento, digamos, substitudo, inconsciente, profundo, aquele mesmo que aparece nas horas de risco, sobrevivência ou aperto.

O condicionamento clássico e também o operante, demonstram claramente como se fazer produzir um comportamento num organismo vivo (o que inclui os seres humanos). Com ratos ou cachorros, essa experiência é, demasiadamente, mais fácil. Com seres humanos, a prática é poutra, não menos eficaz mas mais desafiadora.

Agora, o que pergunto é se realmente podemos condicionar um pensamento. Comportamento vem de dentro, de um lado de necessidade mais física do ser humano. Essa necessidade o leva a pensar, mediocremente, de uma forma quase que generalizada aos organismos, o que nos permite essa previsão. Agora, um pensamento.... Um sentimento talvez.... Condicionado? Se eles produzem a atitude, a ação, até que ponto eles também são condicionáveis? E até que ponto o condicionamento pode ser verossimilhado à alienação?

Talvez não seja a hora de esperarmos de mais dos outros, como se quiséssemos determinar os comportamentos alheios. Eu sei, é inevitável. Mas também é ilusão.

20 fevereiro 2010

Pensamento do Dia

"Teime sempre. Mas não aposte. Não prometa o que não se pode cumprir. Promessas são dívidas e palavra (ainda) é honra".

16 fevereiro 2010

Para não fazer guerra


Ninguém tem o direito de chegar em sua vida e lhe dizer o que fazer dela. Ou até mesmo o que ensinar ao seu cachorro. Então não permita.

A maioria das besteiras que fazem conosco são (por nós) permitidas. Cadê os nossos pulsos??? Não estam cortados mas ainda assim, sangram.

O mundo virou folia. Não a de carnaval. Pior. As pessoas não se olham mais como se olhassem em espelhos. Não enxergam mais o ser humano (semelhante) que está à sua frente. Se desrespeitam, se desvalorizam. Se machucam. E, raras as vezes, pedem perdão.

Não são os bandidos, os assassinos ou os pedófilos que acabam com o mundo. (Por que isso são apenas classificações que aprendemos a fazer). Mas somos nós, pessoas. Umas que sonham de mais e não fazem nada. Outras que fazem, mas continuam sentadas atrás da mesa. Outras que se deixam desvestir por esseas classificações. Não. Eu não poderia mudar o mundo, mas dá licença, vou tentar mudar a minha vida. Olhar o outro diferente, conversar com quem quer que seja, aconselhar e tomar um tapa na cara. Essa é a minha vida. E será também o meu ofício. E ainda assim direi: não, dessa vez, eu decido.

Não pensem que acho que vou mudar o mundo sozinha. Com certeza, eu preciso de vocês todos para isso. Aprenda a condenar as atitudes, não quem agiu. Só assim poderemos iniciar uma guerra, contra a guerra.

15 fevereiro 2010

14 fevereiro 2010

Cuide bem do seu amor... Seja quem for...

Não existem receitas para um relacionamento dar certo. Não existem ditados e nem perdedores nem vencedores. Em um relacionamento, todo mundo ganha e, todo mundo perde também. Depende do que se ganha, do que se perde, do que se quer ganhar e também do que se quer perder.

Somos seres relacionais. Isso é fato. Ninguém nasceu pra viver sozinho. Se não for o amigo, a mãe, o namorado, será o cachorro, ou uma tartaruga, ou ainda, um peixe. Ou até mesmo a bola "Wilson" do náufrago.

Sentimos necessidade de conversar, de ter alguém com quem discutir, ou dar bronca pela louça não lavada. Também sentimos vontade de carinhos, gentilezas, elogios. No fim, quem não tem cachorro, tá lá, no chat da uol ou outro qualquer. No fim, estamos todos a procura de um "ouvido" (até mesmo aqueles idiotas que ficam insistentemente mandando links pornôs o tempo todo).

E o que fazer para algo dar certo? Não sei. Viva. Tolere. Compreenda. Seja educado. Seja gentil. Seja você mesmo. Se alguém te escolheu é porque gostou de você (além de toda aqulea química que a biologia explica muito bem). E se alguém ainda não te escolheu, é porque a carametade ainda vai passar do seu lado.

Cada panela tem sua tampa, o difícil, fatalmente, não é encontrá-la, mas segurá-la. Escrevi a pouco que, é muito mais difícil reconquistar que conquistar alguém. Pode acreditar, é quase um provérbio universal.

Segurar um relacionamneto implica mais do que ser bom na cama. Implica em cumplicidade, em saber o  que falar, em saber como falar. Em agradar, em estar junto. Em apoiar, em chamar a atencao quando for preciso. Em ser carinhoso, ser autentico, sonhar junto e acordar junto tambem.

Cuide bem do seu amor, seja quem for...

10 fevereiro 2010

Refletindo

"Se a psicologia não me der retorno financeiro, o pessoal por si só já me satisfaz..."

São muitas as nomenclaturas e rótulos que nos impõem. Nós, psicólogos, também somos gente, mas muitos não entendem bem isso.

Não nos fazemos diferentes. Isso é besteira. Ás vezes, simplesmente, nos deixamos levar pelas coisas que os outros dizem. E esses outros acabam sendo nós mesmos.

"Psicólogo não pode chorar..." "Psicólogo falando assim, quê isso!" "Psicólogo tem que ter controle de suas próprias emoções..." E tantos outros deessabores que somos obrigados a ouvir. Dissabores sim. Mas superamos. Ou melhor, compreendemos. A grande angústia que toma conta das pessoas é: como vou confiar minha vida nas mãos de alguém que mal sabe estacionar o carro? Ou mesmo nas mãos de alguém que bebe e dá vexame num buteco?

O fato, é que, nós psicólogos não temos, sequer, o direito de ser gente. Mas afinal, o que realmente define um psicólogo? Assim como qualquer outra profissão, temos sim, o que nos caracteriza. Mas com certeza não é o cartão do CRP. E hoje falo de psicólogo, porque me debati com o que sou, com o que quero ser, com o que pretendo ser e, até mesmo, com o que esperam que eu seja.


Perguntaram: o que é ser psicólogo? Psicólogo, pra mim, é muito mais que vestir um jaleco, ou uma roupa formal e atender uma dúzia de pessoas por dia. É mais que marcar os tradicionais cinquenta minutos da sessão. Ser psicólogo, pra mim, é um pouco de escuta, um pouco de fala, uma busca, um compreender, uma tentativa de entendimento, uma tentativa de ajuda.

06 fevereiro 2010

Pensamento do Dia

"É sempre mais difícil reconsquistar alguém do que conquistar..."

                                                                                        Pense nisso...

01 fevereiro 2010

Pra quem vai voltar....


Agora não tem jeito. Não tem fuga. A vida volta ao normal. Atrasos. Ônibus lotado. Sol quente. Correria pra chegar no serviço. Escolha: ou o banho ou o lanche. Sintoma de primeira aula. Professor já marcando prova. Supervisor demonstrando como o estágio vai ser barra pesada, e "ai" de quem faltar. É ferro na certa. Agora as noites serão menores. Mal se fecha o olho, já amanheceu. Fim de semana? Agora serve pra lavar roupas ou limpar a casa. O almoço ás vezes é só um arroz com tomates picados. Quebra a cabeça a noite inteira por causa da prova de amanhã. O trabalho que o professor mandou, é um saco. Nem comecei e a data de entrega é depois de amanhã. Não concordei com a nota do professor fulano. Nem com a aula ministrada pelo ciclano. Tem faltado conteúdos importantes. A nem viu, Minha chefe me segurou meia hora depois do expediente. Perdi meu ônibus. Hoje, provavelmente não terei nem a escolha do banho ou lanche.

Voltemos ao mundo real. Essas frases são mais comuns do que pensamos (inconscientemente).
Mas quer saber? Essa é a minha vida. É ela que me diz todos os dias quem eu sou.

Assim como a Déia: beijos sabor tudo de volta!!!